sábado, 23 de outubro de 2010
Exercícios de cinética química
1- (ITA-97) Uma certa reação química é representada pela equação:
2A(g) + 2B(g) →C(g), onde “A”,”B” e “C” significam as espécies químicas que são colocadas para reagir. Verificou-se experimentalmente, numa certa temperatura, que a velocidade desta reação quadruplica com duplicação da concentração da espécie “A”, mas não depende das concentrações das espécies “B” e ”C”. Assinale a opção que contém, respectivamente, a expressão correta da velocidade e o valor correto da ordem da reação.
a)v = k[ A ]²[ B ]² e 4.
b)v = k[ A ]²[ B ]² e 3.
c)v = k[ A ]²[ B ]² e 2.
d) v = k[ A ]² e 4.
e) v = k[ A ]² e 2.
2- (ITA-2005) Considere que na figura ao lado, o frasco A contém peróxido de hidrogênio, os frascos B e C contêm água e que se observa borbulhamento de gás no frasco C. O frasco A é aberto para a adição de 1 g de dióxido de manganês e imediatamente fechado. Observa-se então, um aumento do fluxo de gás no frasco C. Após um período de tempo, cessa o borbulhamento de gás no frasco C, observando-se que ainda resta sólido no frasco A. Separando-se este sólido e secando-o, verifica-se que sua massa é igual a 1 g.
a) Escreva a equação química que descreve a reação que ocorre com o peróxido de hidrogênio, na ausência de dióxido de manganês.
b) Explique por que o fluxo de gás no frasco C aumenta quando da adição de dióxido de manganês ao peróxido de hidrogênio.
3- (ITA-2006) Considere quatro séries de experimentos em que quatro espécies químicas (X, Y, Z e W) reagem entre si, à pressão e temperatura constantes. Em cada série, fixam-se as concentrações de três espécies e varia-se a concentração (C0) da quarta. Para cada série, determina-se a velocidade inicial da reação (v0) em cada experimento. Os resultados de cada série são apresentados na figura, indicados pelas curvas X, Y, Z e W, respectivamente. Com base nas informações fornecidas, assinale a opção que apresenta o valor CORRETO da ordem global da reação química.
A ( ) 3 B ( ) 4 C ( ) 5 D ( ) 6 E ( ) 7
4-(ITA-2008) A reação hipotética A(s) + B(aq)→C(g) + D(aq) + E( l ) é autocatalisada por C(g). Considerando que essa reação ocorre em sistema fechado, volume constante e sob atmosfera inerte, assinale a opção que apresenta a curva que melhor representa a variação da massa de A(s) em função do tempo, desde o início da reação até imediatamente antes do equilíbrio químico ser estabelecido dentro do sistema.
5-(ITA-2009) Considere a reação química representada pela seguinte equação:
4NO2 (g) + O (g) → 2N2O5 (g)
Num determinado instante de tempo t da reação, verifica-se que o oxigênio está sendo consumido a uma velocidade de 2, 4 x10ˉ² molLˉ¹ sˉ¹. Nesse tempo t, a velocidade de consumo de NO2 será de:
a ( ) 6,0 x 10ˉ³ molLˉ¹sˉ¹
b ( ) 1,2 x 10ˉ²molLˉ¹sˉ¹
c ( ) 2,4 x 10ˉ² molLˉ¹sˉ¹
d ( ) 4,8 x 10ˉ² molLˉ¹sˉ¹
e ( ) 9,6 x10ˉ² molLˉ¹sˉ¹
6-(ITA-2004) A figura ao lado representa o resultado de dois experimentos diferentes (I) e (II) realizados para uma mesma reação química genérica (reagentes → produtos). As áreas hachuradas sob as curvas representam o número de partículas reagentes com energia cinética igual ou maior que a energia de ativação da reação (Eat). Baseado nas informações apresentadas nesta figura, é CORRETO afirmar que:
A ( ) a constante de equilíbrio da reação nas condições do experimento I é igual à da reação nas condições do experimento II.
B ( ) a velocidade medida para a reação nas condições do experimento I é maior que a medida nas condições do experimento II.
C ( ) a temperatura do experimento I é menor que a temperatura do experimento II.
D ( ) a constante de velocidade medida nas condições do experimento I é igual à medida nas condições do experimento II.
E ( ) a energia cinética média das partículas, medida nas condições do experimento I, é maior que a medida nas condições do experimento II.
7. (ITA – 2001) Considere as seguintes afirmações relativas a reações químicas em que não haja variação de temperatura e pressão:
I - Uma reação química realizada com a adição de um catalisador é denominada heterogênea se existir uma superfície de contato visível entre os reagentes e o catalisador
II - A ordem de qualquer reação química em relação à concentração do catalisador é igual a zero.
III - A constante de equilíbrio de uma reação química realizada com a adição de um catalisador tem valor numérico maior do que o da reação não catalisada.
IV - A lei de velocidade de uma reação química realizada com a adição de um catalisador, mantidas constantes as concentrações dos demais reagentes, é igual àquela da mesma reação não catalisada.
V - um dos produtos de uma reação química pode ser o catalisador da mesma reação.
Das afirmações feitas, estão CORRETAS
a) apenas I e III b) apenas I e V c) apenas I, II e IV
d) apenas II, IV e V e) apenas III, IV e V
8-(ITA-2005) Considere uma reação química endotérmica entre reagentes, todos no estado gasoso.
a) Esboce graficamente como deve ser a variação da constante de velocidade em função da temperatura.
b) Conhecendo-se a função matemática que descreve a variação da constante de velocidade com a temperatura é possível determinar a energia de ativação da reação. Explique como e justifique.
c) Descreva um método que pode ser utilizado para determinar a ordem da reação.
9-(ITA-2006) A figura apresenta cinco curvas (I, II, III, IV e V) da concentração de uma espécie X em função do tempo. Considerando uma reação química hipotética representada pela equação X(g) → Y(g), assinale a opção CORRETA que indica a curva correspondente a uma reação química que obedece a uma lei de velocidade de segunda ordem em relação à espécie X.
A ( ) Curva I
B ( ) Curva II
C ( ) Curva III
D ( ) Curva IV
E ( ) Curva V
10-(ITA-1990) Assinale a opção que contém a afirmação ERRADA a respeito da velocidade de transformações físico-químicas.
a) As velocidades de desintegrações radioativas espontâneas, independem da temperatura.
b) O aumento de temperatura torna mais rápido tanto as reações químicas exotérmicas como as endotérmicas.
c) Reações entre íons com cargas opostas podem ser rápidas.
d) Um bom catalisador num sentido também é um bom catalisador para a reação num sentido oposto.
e) Se a solubilidade de um sólido num líquido decresce com a temperatura, a dissolução do sólido no líquido é tanto mais rápida quanto mais baixa for a temperatura.
Cinética química - parte 3
Por volta de 1864, dois químicos noruegueses, Cato Maximilian e Peter Waage, estudando a cinética das reações em função da concentração dos reagentes, estabeleceram a Lei da Ação das Massas.
Essa lei diz que, a cada temperatura, a velocidade da reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações em quantidade de matéria dos reagentes elevadas a expoentes, determinados experimentalmente.
Logo, sua expressão é:
Reação química que se desenvolve em apenas uma etapa.
- Reação não-elementar
Reação química que se desenvolve em duas ou mais etapas.
A velocidade da reação depende somente da velocidade da etapa lenta.
- Ordem de uma reação
Ordem de uma reação é a soma de todos os expoentes que aparecem na expressão da velocidade da reação.
a ordem da reação será:
- Molecularidade de uma reação
Molecularidade de uma reação é o número mínimo de partículas reagentes que precisam colidir para que ocorra uma reação elementar ou uma etapa de uma reação não-elementar.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Cinética química - parte 2
- Natureza dos reagentes
Uma ração química acontece após ao rompimento das ligações dos reagentes, possibilitando as novas ligações que formarão os produtos, ou seja, quanto maior for o número de ligações a serem rompidas nos reagentes e quanto mais fortes forem essas ligações, mais lenta será a reação e vice-versa.
- Concentração dos reagentes
Quanto maior o número de reagentes por unidade de volume maior será a probabilidade de ocorrer colisões entre elas e, consequentemente, maior será a velocidade da reação.
- Pressão
Com o aumento da pressão haverá uma redução do volume, logo também haverá um aumento da quantidade de reagentes por unidade de volume. Esse aumento possibilita um maior número de colisões entre partículas e, consequentemente, maior velocidade da reação
- Superfície de contato
Quanto maior for a superfície de contato maior será a quantidade de reagente exposta aos demais reagentes, logo a reação torna-se mais rápida conforme a superfície de contato aumenta e vice-versa.
- Temperatura
Quanto maior for a temperatura maior sera a agitação térmica das partículas, consequentemente, acontecerão colisões mais frequentes e com maior violência.
- Catalizadores
Os catalizadores agem na reação mudando seu mecanismo, ou seja, mudando o caminho atravéz do qual os reagentes se transformam em produtos diminuindo a energia de ativação tanto da reação direta como da inversa. Veja o gráfico:
Na autocatálise, um dos produtos da reação age como catalisador da reação. Isso permite concluir que, no início, a reação é lenta e, com o passar do tempo e a formação de produto, a velocidade da reação aumenta progressivamente.
domingo, 17 de outubro de 2010
Cinética química - parte 1
A definição de velocidade da reação é dada pela quantidade de reagente ou produto consumida em um determinado tempo.
Por exemplo, analisando a tabela da adição de magnésio em soluções de ácido cloridríco em diversas concentrações, havendo total desprendimento do hidrogênio gasoso, temos:
Na amostra I a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra II a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra III a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra IV a velocidade média de consumo do magnésio é:
Veja que conforme a concentração e o tempo de dissociação do magnésio varia a velocidade da reação também varia. Logo, concluímos que:
Veja também que a partir disso pode-se fazer um gráfico da concentração em função do tempo.
Experimentalmente, verifica-se que na maioria das reações a velocidade é máxima no início da reação e vai se tornando progressivamente menor com o passar do tempo.
Isso ocorre porque, no início da reação, a concentração dos reagentes é máxima. Á medida que a reação se desenvolve e os reagentes vão se transformando em produtos, a concentração dos reagentes vai diminuindo e, com ela, a velocidade da reação.
Considere, por exemplo, a reação de formação da amônia:
Nessa reação, o consumo de 1 mol de gás nidrogênio ocorre simultaneamente com 3 mol de gás hidrogênio ao mesmo tempo que se formam 2 mol de amônia.
Isso siginifica que se calcularmos a velocidade média em função do hidrogênio, ela será 3 vezes maior que a velocidade média em função do nitrogênio e 1,5 vezes maior que a velocidade média em função da amônia.