segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cinética química - parte 2

Existem diversos fatores que afetam a velocidade de uma reação química deixando-a mais rápida ou mais lenta.






  • Natureza dos reagentes



Uma ração química acontece após ao rompimento das ligações dos reagentes, possibilitando as novas ligações que formarão os produtos, ou seja, quanto maior for o número de ligações a serem rompidas nos reagentes e quanto mais fortes forem essas ligações, mais lenta será a reação e vice-versa.





  • Concentração dos reagentes


Quanto maior o número de reagentes por unidade de volume maior será a probabilidade de ocorrer colisões entre elas e, consequentemente, maior será a velocidade da reação.





  • Pressão


Com o aumento da pressão haverá uma redução do volume, logo também haverá um aumento da quantidade de reagentes por unidade de volume. Esse aumento possibilita um maior número de colisões entre partículas e, consequentemente, maior velocidade da reação











  • Superfície de contato



Quanto maior for a superfície de contato maior será a quantidade de reagente exposta aos demais reagentes, logo a reação torna-se mais rápida conforme a superfície de contato aumenta e vice-versa.





  • Temperatura


Quanto maior for a temperatura maior sera a agitação térmica das partículas, consequentemente, acontecerão colisões mais frequentes e com maior violência.





  • Catalizadores

Os catalizadores agem na reação mudando seu mecanismo, ou seja, mudando o caminho atravéz do qual os reagentes se transformam em produtos diminuindo a energia de ativação tanto da reação direta como da inversa. Veja o gráfico:



Na autocatálise, um dos produtos da reação age como catalisador da reação. Isso permite concluir que, no início, a reação é lenta e, com o passar do tempo e a formação de produto, a velocidade da reação aumenta progressivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário