Cinética química é a ciência que estuda a velocidade da reação e os fatores que a influenciam- é uma das minhas matérias favoritas. As reações podem ocorrer de várias formas- rápidamente, lentamente, moderadamente e instantâneamente.
A definição de velocidade da reação é dada pela quantidade de reagente ou produto consumida em um determinado tempo.
Por exemplo, analisando a tabela da adição de magnésio em soluções de ácido cloridríco em diversas concentrações, havendo total desprendimento do hidrogênio gasoso, temos:
Na amostra I a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra II a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra III a velocidade média de consumo do magnésio é:
Na amostra IV a velocidade média de consumo do magnésio é:
Veja que conforme a concentração e o tempo de dissociação do magnésio varia a velocidade da reação também varia. Logo, concluímos que:
Veja também que a partir disso pode-se fazer um gráfico da concentração em função do tempo.
Experimentalmente, verifica-se que na maioria das reações a velocidade é máxima no início da reação e vai se tornando progressivamente menor com o passar do tempo.
Isso ocorre porque, no início da reação, a concentração dos reagentes é máxima. Á medida que a reação se desenvolve e os reagentes vão se transformando em produtos, a concentração dos reagentes vai diminuindo e, com ela, a velocidade da reação.
Considere, por exemplo, a reação de formação da amônia:
Nessa reação, o consumo de 1 mol de gás nidrogênio ocorre simultaneamente com 3 mol de gás hidrogênio ao mesmo tempo que se formam 2 mol de amônia.
Isso siginifica que se calcularmos a velocidade média em função do hidrogênio, ela será 3 vezes maior que a velocidade média em função do nitrogênio e 1,5 vezes maior que a velocidade média em função da amônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário